PONTIAC GTO 1964

images (21) images (22) images (24) images (25)

Pontiac GTO

Pontiac GTO
1969 GTO Judge.jpg
Visão Geral
Produção 19641974
20042006
Fabricante GM
Modelo
Classe Muscle Car
Carroceria coupé
Designer John Zachary DeLorean
Jim Wangers
Ficha técnica
Motor V8 16 válvulas, 2 por cilindro 400 cv de potência
Torque 395 Kgfm
Transmissão 6 marchas, manual
4 marchas, automático
Modelos relacionados Pontiac Firebird
Pontiac G8
Vauxhall Monaro
Pontiac Tempest
Pontiac LeMans
Pontiac Ventura
Chevrolet Chevelle
Ford Galaxie
Buick Gran Sport
Dimensões
Comprimento 4,82 m
Largura 1,84 m
Altura 1,39 m
Peso 1689 kg
Consumo Cidade – 8,1 km/l Estrada – 11,9 km/l
Cronologia
Último

Pontiac Grand Prix
Pontiac G8
Próximo

Pontiac GTO foi um modelo de automóvel fabricado pela montadora Pontiac (GM).

Ele foi o primeiro “muscle caramericano e continua sendo produzido mais de 40 anos depois do lançamento. Em 1969, chegou o temido “The Judge“, com um pacote estético primoroso e a cor laranja. Respiros no capô, conta-giros do lado de fora do carro e o quarto-de-milha coberto em apenas 14 segundos. Agora você sabe a razão desse nome Clássico. No início da década de 1970, o bólide foi remodelado novamente. Nesta época – já utilizando o Ram Air IV como opcional – o GTO vinha de fábrica com um gigantesco motor de 7,4 litros e 69 kgfm de torque. Mas as notícias não eram nada boas para a GM. As vendas despencavam ano após ano e a crise do petróleo liquidou definitivamente o modelo. O ano de 1974 marca sua despedida.

A fábrica relançou o modelo nesse ano, equipando-o com um motor potente e adereços que remetem ao passado. Mas o GTO clássico é único. Seu estilo singular, Ram Air sob o capô e escapes duplos, fazem-no, literalmente, o juiz das estradas para sempre.

Em 1999, a Pontiac mostrou o protótipo do GTO, ao qual nunca chegou a ser produzido na vida real. Tinha algumas linhas do velho GTO.

Em 2004, a Pontiac ressuscitou o modelo GTO. Usa a base do Holden Monaro e o motor é o mesmo do Chevrolet Corvette C5. Na altura, o motor era o 5.7 litros de 8 cilindros em V e debitava 350 cavalos de potência.

Em 2005, o GTO sofreu pequenas modificações a nível estético e mecânico. Novo motor de 6 litros do Corvette C6 com 400 cavalos, novas cores, novo pára-choques frontal e traseiro, duas saídas de escapes individuais em vez de um escape com duas saídas como no modelo de 2004.

Mas contudo, a produção cessou a 14 de Julho de 2006 na Austrália, onde os Holden Monaro e os Pontiac GTO eram produzidos. Foi a partir daí o fim de vida do novo GTO.

Ober un evezhiadenn